sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

PASSO A PASSO PARA GUARDAR OS ENFEITES DE NATAL:


Pela tradição religiosa no próximo dia 6 de janeiro, dia de Reis, a árvore Natal e todos os enfeites devem ser guardados. E você já sabe como guardá-los com segurança e organização? ou pretende passar mais um ano com dificuldade de encontra-los. Você ainda tem tempo! Preparei algumas dicas que vão te ajudar nessa tarefa tão difícil.

Passo 1: lista de acessórios para quem não tem a embalagem original
-Comece fazendo uma lista e organizando os acessórios que vão auxilia-lo na organização dos seus enfeites.
Lista: tesoura, caixas de sapato, caixas de papelão(corte em pedaços grandes), rolos de papelão(papel toalha), copos plásticos grandes, cola quente, caixas de ovos, embalagens originais de enfeites plásticos, de vidro ou porcelana, caixas organizadoras de papel pequenas tamanhos variados, caixas organizadoras com tampas em tamanhos variados(tipo conteiner), bastão azul ou vermelho, papel (pedaços ou etiquetas adesivas) papel de seda, retalhos de feltro e tubos de PVC (do tamanho da árvore). Calcule a quantidade de acordo com o número de apetrechos.

Passo 2: separar
-Separe os enfeites por tipo como guirlandas, luzes, bolas (pequenas e grandes), enfeites de plástico, porcelana, vidro, etc.

Passo 3: limpar e guardar
-Árvore: lembre-se que apesar de serem resistentes elas precisam estar bem acondicionadas para que se mantenham vistosas e menos amassadas com o passar dos anos. O ideal é que sejam limpas com o auxílio de um aspirador de pó. Livre-se daquela caixa amassada e rasgada e guarde-as dentro de tubos de PVC com tampa que são encontrados em casas de materiais de construção.

-Pisca-pisca:
As luzinhas de natal precisam de cuidados especiais ou podem comprometer o circuito elétrico. Uma dica é enrolar os fios maiores em um papelão ou um pedaço de madeira, isso garante que eles fiquem esticados e não embaracem. Já os fios menores podem ser enrolados nos tubos de papelão(de papel toalha). Dessa forma não quebra o fio e as lâmpadas  não embaraçam.

-Enfeites de vidro e espelhados:
Procure limpar os objetos com um papel absorvente e depois umedecer um pano que não solte fiapos em algumas gotas de álcool para a limpeza e usar outro pano umedecido em água para o enxague. Isso evitará que os objetos se deteriorem com o tempo por terem sido guardados com álcool. Cuidado com a quantidade de álcool para não manchar as peças (se tiver dúvida faça o teste).
Já para os enfeites de vidro ou espelhados, use apenas o pano umedecido, para garantir que eles não fiquem manchados. Depois de limpa-los, seque-os com papel absorvente e guarde-os com muito cuidado enrolados em papel de seda e se possível, em caixas separadas para cada objeto e forradas com  isopor ou divisórias de papelão.

-Enfeites de Plástico:
Podem ser lavados em água corrente e com sabão de coco (por ser menos abrasivo). Os enfeites antigos podem apresentar manchas amareladas com o passar dos anos. Neste caso, use um pano umedecido em água com pouquíssimas gotas de água sanitária.
Podem ser guardados em embalagens plásticas, só não opte por sacolas de plástico, pois elas não protegem de forma adequada.

-Bolas:
As menores podem ser guardadas em caixas de ovos. Assim fica mais fácil separar por cor, material e tamanho. Já para as maiores, vamos montar uma embalagem especial feita com os copos plásticos grandes, pedaços de papelão, com a caixa organizadora e cola quente.
Corte as folhas de papelão de acordo com o tamanho da caixa organizadora. Cole os copos plásticos nas folhas de papelão em fileiras (dependendo do tamanho e altura da caixa,pode ser feita até três fileiras), embale as bolas em papel seda e guarde-as nos copos e organize uma sobre a outra. Depois tampe sua caixa e pronto!

-Enfeites de Porcelana:
Também tenha cuidado pois são muito fáceis de quebrar.  Para limpá-los, sabão de coco é o mais indicado, mas sem levá-los diretamente na água. Use um pano umedecido em água e sabão e depois enxague com outro pano umedecido somente em água. Lembre-se de secar bem os enfeites com um outro pano.
E enrole-os separadamente em retalhos de feltro ou outro tecido, para evitar o atrito entre as peças e conservar a limpeza. O ideal é guarda-los em caixas separadas.

-Guirlandas:
Devem ser envolvidas em papel seda e guardadas em caixas plásticas. Caso sejam confeccionadas de produtos naturais a caixa deve ter uma abertura de ventilação para evitar mofo.

-Estrela:
Ela deve ser acondicionada numa caixa do seu tamanho, devidamente .

-Festão:
O festão dá um brilho a árvore, para guardá-lo basta enrolar na própria mão e colocar dentro de saquinhos para que não arrebente em contato com outros enfeites. Se você for fã desse tipo de enfeite e utilizar muitos o ideal e colocar numa caixa, cada um no seu saquinho e etiquetar a caixa.

-Correntes:
Além de serem um belo enfeite e facilitam a nossa vida pois não precisamos amarrar item por item na árvore. Tem corrente de presentinhos, sininhos, de bolinhas e de diversos outros formatos. Mas este enfeite é muito enrolado, se não houver cuidado você acaba sendo destruído. O melhor  é guardá-los assim como as luzinhas, enrolando-os numa tampa de caixa ou rolo de papel toalha.

-Presépio:
Enrole-o com jornal ou manta acrílica e coloque numa caixinha com a identificação: PRESÉPIO FRÁGIL, para que corra o risco de colocar nada pesado sobre ele e quebrar.

Passo 4: organizar tudo em um só lugar.
-O ideal é guardar tudo junto. Separar todos os enfeites em caixas menores e colocá-los dentro de uma caixa maior é uma boa dica. Cuide sempre para acomodar as peças mais pesadas e mais rústicas em baixo e as mais delicadas e leve em cima (no caso de caixas de papelão). Assim os seus enfeites estarão duplamente protegidos e no próximo Natal fica fácil de encontrar tudo.
 Outra dica é manter a caixa num lugar arejado e longe de umidade, pois podem oxidar as lâmpadas e estragar os enfeites.
Se você tiver uma cômoda ou outro móvel antigo pode transformar essa peça em um local para armazenar seus enfeites.
Coloque também dentro das caixas sílica em gel dessecante, para remover umidade. Você pode comprá-los em lojas de artesanato.
Por fim lembre-se de rotular cada caixa para ficar fácil a identificação na próxima festa do fim do ano.

Boa Sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem. Sua opinião é importante!

ELIANE SOUZA

PERSONAL ORGANIZER

TEL: (31) 9652-6800

ELIANEORGANIZZE@HOTMAIL.COM

AGENDA UMA VISITA SEM COMPROMISSO!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...