Para garantir a organização no quarto das crianças é fundamental que os pais lembrem-se da importância de dar exemplo. As chaves para resolver o problema são paciência, criatividade e estratégias especiais.
O primeiro passo para organizar o quarto infantil é fazer o descarte de roupas e brinquedos que seus filhos não usam mais. Para facilitar essa tarefa, deixe a criança participar da escolha peça para que a ela prove as roupas antes do descarte e pergunte do que ela gosta ou não.
Você pode fazer doação para orfanatos, creches ou bazares beneficentes em igrejas. Uma sugestão é ensinar a criança a fazer doações sempre que ganhar algo, dessa forma, você mantem a ordem.
Providencie caixas organizadoras de tamanhos iguais para guardar jogos, figurinhas, carrinhos e brinquedos de montagem. Elas podem ser facilmente empilha-das no chão ou em prateleiras dentro do armário. Assim, as crianças vão ser capazes de localizar o que querem rapidamente.
Use um cesto de roupas sujas no quarto para ajudá-lo a manter a ordem. Um grande problema são os trabalhos escolares já que os pais acabam querendo guardar tudo. Uma dica é esperar até o no final de cada ano e escolher um exemplar de cada livro, caderno ou trabalho e arquivar somente os escolhidos.
Você pode ainda, “reciclar” alguns desenhos e capas bacanas de trabalhos escolares colocando as imagens em canecas, calendários, e usar para presentear os avós, madrinhas e tios. Os trabalhos podem ser feitos em lojas de fotos ou gráficas.
Deixe as coisas mais requisitadas em locais mais acessíveis: Utilize as prateleiras e gavetas mais baixas. Nos lugares altos guarde objetos pouco usados e rotule caixas, gavetas e prateleiras. Se seus filhos ainda não leem, utilize fotos, desenhos ou figuras, assim que aprenderem a ler troque-os por palavras.
Se possível, instale um suporte de cabides ao alcance delas: Para que as crianças possam, elas mesmas, pendurar suas roupas. Opção barata é o suporte de pressão, que você levanta à medida que elas crescem.
Tenha divisões no armário:
Separe áreas para roupas caseiras, uniformes, e roupas de passeio. Destine cada gaveta do armário para um tipo de roupas: meias, roupas de baixo, camisetas, shorts, camisas, calças, etc. Se seus filhos ainda não souberem combinar cores, pendure roupas que combinam juntas.
Instale na porta do guarda-roupa ganchos mais baixos:
Para que as crianças possam deixar pendurados objetos de uso diário, mochilas, pijamas e acessórios esportivos.
Compre uma sapateira:
Certifique-se de que ela é capaz de conter todos os calçados de seus filhos. Ensine-os a manter os pares sempre juntos.
Para ampliar o espaço, instale um gaveteiro portátil:
Bons locais são: debaixo das camas ou dentro do armário. Isso ainda facilita o acesso para crianças pequenas, que não conseguem abrir gavetas pesadas e não alcançam prateleiras mais altas.
Espero que aproveitem bem as dicas!!!
Grande abraço!
Ei Eliane,
ResponderExcluirsaudades. Onde você está? Adorei as dicas para quarto de crianças.
Abraço,
Iraci Laudares
kzaorganizada.blogspot.com.br
Olá querida, estou morando em Aracaju!!Obrigada pela visita.
ResponderExcluirParabéns pelo seu blog e trabalho.
Fique com Deus!