segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

ESPECIAL: ORGANIZANDO SUA CASA - PRIMEIRA SEMANA


A partir de desta semana, você vai descobrir alguns truques para conquistar armários organizados. Acompanhe as dicas que estarei divulgando para auxiliar a sua tarefa. Para começar, hoje o assunto é como organizar armários de quarto ou guarda roupas como preferir. Se prepare usando uma roupa leve, ouvindo uma boa música e mãos a obra!!!


COMO ORGANIZAR SEU CLOSET OU ARMÁRIO DE QUARTO - PASSO A PASSO


Se você não consegue encontrar o que quer usar no seu guarda-roupas, não sabe onde guardar os seus sapatos e bolsas, e ainda olha para ele com a certeza de que não cabe mais nada lá dentro, está na hora de tomar providências. Você não é o único que tem essa dificuldade, os quartos são os grandes vilões da maioria das casas e a correria do dia-a-dia acaba sendo a desculpa para muitos. As dicas valem para os bagunceiros e para os organizados que vão poder aperfeiçoar o seu dom.

Lembre-se, com tudo em ordem você ganha muito mais tempo  e qualidade de vida!!.

1o passo: Limpeza

Retire as peças por parte, nunca jogue tudo na cama ou depois não vai conseguir finalizar o trabalho. Antes de começar a organização, limpe seu guarda-roupa com um pano úmido ou com álcool.
Um armário de roupas organizado só pode ter o que você realmente usa. Então, separe roupas e sapatos da estação passada. No inverno, guarde seus shorts, vestidinhos leves, roupas de praia. No verão, guarde suas roupas de couro, casacos, calças de lã, botas, gorros e luvas. Essa dica vale apenas para quem não tem muito espaço. Nos armários grandes geralmente tem lugar para tudo. Já os pequenos vão precisar de alguns acessórios para ajudar na organização das peças.

2o passo: Descarte

O desapego com as peças é fundamental. Analise friamente o que você não usa, por não servir mais ou por precisar de conserto. Se já está guardado por muito tempo e você sobreviveu sem eles, passe para frente. Se você não veste a roupa entre seis meses e um ano, desfaça-se dela já! Doe para quem precisa que ela estará sendo bem mais útil.

3o Passo: Separação das peças

As roupas devem se separadas por ocasião (social, esporte, ginástica), estação (inverno e verão), tamanho e cor. O ideal é deixar uma gaveta expecífica para roupas como camisetas manga curta, camisetas manga longa, blusas manga curta, blusas manga comprida, shorts, bermudas, pijamas, lingerie, praia e ginástica. Já as camisas sociais: devem ser penduradas com o primeiro botão e o último fechados, para não amassar o colarinho. As calças sem vinco esportes, jeans): devem ser penduradas com o cavalo virado para o interior do armário. Se preferir, elas também podem ser dobradas e guardadas em gavetas ou nas prateleiras do armário.
Não vamos esquecer das calcinhas, maiôs, biquines e cuecas: todos devem ser dobrados como envelope e arquivados, isto é, dispostos lado a lado, por ordem de cor, para facilitar a visualização das peças. Camisetas, malhas e blusas de lã: pode usar um gabarito para dobrá-las, para que todas fiquem do mesmo tamanho. Também devem ser empilhadas por ordem de cor. As roupas que forem penduradas devem seguir uma ordem de tamanho, tipo e cor. As saias devem ser penduradas, de preferência use presilhas de silicone nos cabides, eles não marcam as peças.

4o Passo: Bolsas e Sapatos

Prateleiras ou colméias nos armários são boas para acomodar suas bolsas. Mantenha o enchimento de papel que acompanha as bolsas quando você as compra, assim permanecerão bonitas por mais tempo. Arrume-as uma ao lado da outra em uma prateleira, seguindo padrão de tamanho e cor. Você também pode pendurar em um mancebo as bolsas que usa com mais frequência. Sacos porosos, como os de TNT, feltro e algodão, também são excelentes para guardar as bolsas e até sapatos, assim, elas podem respirar e não mofam. Lojas que vendem esses itens costumam entregá-los nesses sacos. Guarde e use-os para acondicionar e protegê-los.

Os sapatos podem ser guardados nas caixas originais desde que sejam identificadas, hoje já existem caixas transparentes de todos os tamanhos. Atenção, elas só devem ser usadas nos armários grandes. Se este não é o seu caso, a melhor opção é abandoná-las e guardar os seus sapatos lado a lado, uma opção mais fácil de manter. Os saquinhos de TNT são bons quando usados nas malas, já que no dia a dia ninguém tem tempo para ficar retirando-os. Depois de usados, os sapatos precisam ser limpos com um pano úmido, depois de secos, podem ser guardados com segurança.


Produtos Organizadores:

*Objetos como cintos, bijuterias, luvas, echarpes e adornos, é recomendável o uso de produtos organizadores expecíficos.
*Os cabides devem ser todos do mesmo tamanho e cor, de preferência, uma cor diferente para cada morador, facilitando a reposição e volta da lavanderia.
*Cabides multiuso (é um cabide com um saco plástico e diversas divisões, para colocar bijouterias, colares, etc.).
*Deixe sempre dois ou três cabides de reserva nos armários, para as roupas novas ou que vêm da lavanderia.
*Use caixas organizadoras para guardar fotos, cartas, apostilas, postais, etc.
*Os cosméticos, as maquiagens e perfumes pode ser separados em cestinhas ou vasilhas plásticas e deixadas na base do cabideiro ou nas prateleiras. Nunca guarde-os no banheiro pois a variação de temperatura prejudica a conservação do produto.
*Organizadores TNT de tamanhos variados são ótimos para guardar roupas de inverno, cachecóis, luvas, etc. Além de deixar tudo bem guardado eles deixam as roupas respirar o que não acontece com os sacos plásticos.
*Colméias organizadoras de gavetas são essenciais para manutenção da organização de gavetas de peças íntimas. Elas são usadas para calcinhas, soutiens(com e sem bojo)meias e cuecas.

Por Eliane Souza

Boa Sorte!!!
Obrigada pela visita.

2 comentários:

  1. Oi Eliane tenho acompanhado o seu blog e estou muito contente em ler e me atualizar. Sou uma pessoa organizada, e na minha casa somos 4 pessoas 2 adultos e 2 crianças então necessito que tudo esteja em perfeita ordem. E ver suas dicas tb é uma forma de saber se está tudo indo bem. Muito obrigada pelo seu blog que é super informativo e de fácil esclarecimento. Sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Diana,

    Bom saber que o blog está sendo útil para famílias como a sua. Continue participando e deixando sugestões.

    Abraços!!

    ResponderExcluir

Deixe sua mensagem. Sua opinião é importante!

ELIANE SOUZA

PERSONAL ORGANIZER

TEL: (31) 9652-6800

ELIANEORGANIZZE@HOTMAIL.COM

AGENDA UMA VISITA SEM COMPROMISSO!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...